O ex-campeão interino dos meio-médios do UFC, Colby Covington, comunicou oficialmente à organização sua decisão de se retirar da ativa. A informação foi confirmada por pessoas com conhecimento do caso nesta segunda-feira, e o próprio banco de dados de atletas do UFC também passou a listar o norte-americano como “aposentado”.
Colby Covington: aposentadoria após temporada recente de derrotas
Covington deixa o esporte com cartel de 17-5 e, na última aparição pelo UFC, voltou a sofrer uma interrupção no terceiro round. A luta mais recente na companhia aconteceu em dezembro de 2024, quando ele perdeu para Joaquin Buckley por paralisação no terceiro assalto.
Antes desse resultado, o meio-médio vinha de uma tentativa frustrada de conquistar o cinturão absoluto da categoria. Em 2023, ele não conseguiu tirar de Leon Edwards o título indiscutido dos meio-médios, em mais uma campanha que ampliou as expectativas em torno do “Chaos”.
Apesar do histórico recente, a aposentadoria chama atenção pelo timing. Covington vinha se movimentando para aparecer no card ligado ao evento de 14 de junho, associado à agenda do presidente dos Estados Unidos, e a decisão de deixar a competição surpreendeu quem acompanhava seus planos.
Dentro do octógono, o lutador encerra sua passagem pelo UFC com retrospecto de 12-5. Entre os destaques do cartel na organização estão vitórias sobre nomes como Jorge Masvidal, Tyron Woodley, Rafael dos Anjos e Robbie Lawler.
Atividade fora do UFC e próximos compromissos que não se concretizaram
Mesmo com a discussão sobre os rumos da carreira, Covington esteve ativo recentemente em competições de luta agarrada. No início do ano, ele venceu Luke Rockhold e Dillon Danis em apresentações realizadas sob o evento RAF.
Na programação informada à época, Covington estava escalado para retornar ao RAF no dia 30 de maio, no Texas, para enfrentar Chris Weidman. Com a aposentadoria da carreira de lutador ativo, a tendência é que esses planos sejam revisados.
Mayra Bueno Silva deixa a organização após sequência sem vitórias
Além de Covington, a organização também removeu do elenco a brasileira Mayra Bueno Silva. Ela encerra sua passagem pelo UFC com cartel de 10-7-1 e vinha de um período difícil: nas últimas seis lutas, a meio-média não conseguiu vencer nenhuma, incluindo uma derrota em disputa de cinturão para Raquel Pennington.
A aparição mais recente de Bueno Silva terminou com derrota por decisão, em abril, contra Michelle Montague.
Brad Riddell também sai do roster após derrotas em sequência
Outro nome que deixou o elenco do UFC foi Brad Riddell. O australiano, que tem cartel de 10-4, acumulou três derrotas consecutivas entre 2021 e 2022, em uma sequência marcada por interrupções: ele foi parado por Rafael Fiziev, por Jalin Turner e também por Renato Moicano.
Riddell chegou a ser apontado como retorno ao octógono após mais de um ano afastado, com luta marcada para março de 2024 contra Thiago Moises. No entanto, ele acabou desistindo do card antes do confronto acontecer.
Remoções no elenco do UFC
Com Covington, Mayra Bueno Silva e Brad Riddell fora do roster, o UFC segue com mudanças em sua lista de atletas. A aposentadoria do meio-médio e as saídas de duas lutadoras e um peso leve adicionam novos capítulos à movimentação de carreiras na modalidade, enquanto brasileiros buscam novas oportunidades na busca por espaço no topo do MMA.

