Depois de apenas uma luta na divisão de 170 libras, Joel Alvarez diz estar se sentindo em casa na nova categoria e afirma que pretende causar impacto em sua próxima apresentação. Natural da Espanha, Alvarez construiu uma sequência forte de vitórias na divisão dos leves, mas decidiu subir para o peso de 170 para competir na faixa considerada mais adequada ao seu corpo. A estreia dele como meio-médio aconteceu contra o veterano da categoria Vicente Luque, em outubro passado, e terminou com triunfo por decisão unânime. Agora, “El Fenomeno” volta ao octógono pronto para atuar totalmente adaptado ao novo peso.
“Estou me sentindo maravilhoso. É incrível”, declarou Alvarez. “No peso de 170, eu sinto tudo com mais clareza, é muito melhor do que antes.”
De acordo com o espanhol, o primeiro compromisso contra Luque até lhe deu a chance de lutar numa condição mais confortável, mas ele explicou que seu organismo ainda não estava ajustado para competir em 170 libras. Desde então, ele trabalhou pesado no centro de treinamento e, com foco em condicionamento físico e planejamento de alimentação, buscou chegar ao nível ideal de preparação para a próxima luta, com o time dele chegando a Newark, nos Estados Unidos, para o compromisso.
“No ano passado, eu lutei em outubro de 2025 no Brasil”, relatou. “Naquela época, eu ainda me sentia um pouco pesado, entende? Sentindo o peso de ser meio-médio. Mas depois disso, eu acho que as coisas começaram a melhorar. Agora o treino está melhorando, a minha vida pessoal também. Está tudo indo bem.”
UFC 328: Alvarez encara Yaroslav Amosov em teste decisivo na nova categoria
O próximo desafio de Alvarez no peso de 170 acontece neste sábado, no UFC 328, e é considerado um confronto de grande relevância. O adversário será Yaroslav Amosov, da Ucrânia, que conquistou o cinturão dos meio-médios no Bellator — promoção que atualmente não existe mais — e construiu um histórico forte, com um jogo apoiado principalmente em habilidades que o ajudaram a manter o caminho das vitórias.
Amosov chamou atenção logo na estreia dele no UFC ao finalizar Neil Magny ainda no primeiro round, com finalização por submissão, em dezembro passado. Agora, Alvarez terá a oportunidade de interromper a evolução do ucraniano e disse que quer mostrar que os atletas que estão no topo do UFC operam em outro nível.
“É uma luta que, obviamente, você não quer quando pega logo de cara, porque é um cara que usa muito o wrestling. É isso que ele vai tentar fazer, e ele vem forte com isso”, admitiu Alvarez. “Depois, você começa a se sentir mais confortável durante os treinos, e as coisas começam a fazer mais sentido. Aí, em seguida, eu penso no Top 15, então é um bônus a mais sentir isso. Depois disso, eu fico bem, pronto para ir. Vamos lutar!”
“Ele é um atleta naturalmente do Top 15, é um oponente difícil. Mas, de novo, eu entendo que ele foi campeão em outra organização, só que aqui é o UFC. Muitos vieram para cá e tentaram fazer história, tentando repetir o que fizeram em outras ligas no UFC. Como eu gosto de dizer, essa é a divisão mais feia. É onde os grandes estão.”
Amosov mostrou o repertório de finalizações na estreia ao encaixar um mata-leão no estilo anaconda ainda no primeiro round contra Magny. Mesmo assim, Alvarez não vê o jogo de chão como algo que o assuste. O espanhol trabalha com números que o colocam como um finalizador frequente: são 17 submissões na carreira, número que supera as 12 vitórias por “tapout” registradas por Amosov. Alvarez também fez questão de destacar que, apesar de a capacidade de terminar lutas no grappling ser conhecida, ele tem plenas condições de resolver o combate por outras vias.
“Os números não mentem, então a gente tem essa arma (a finalização)”, afirmou. “E, de novo, a gente sabe o que ele vai fazer: ele vai tentar levar a luta para o chão. Mas, como a gente costuma dizer, somos como um canivete suíço, com várias armas diferentes. Vamos ver como essa luta vai se desenrolar na noite de sábado.”
Espanha: Alvarez mira momento histórico para o MMA do país
Ao lado da campeã dos leves Ilia Topuria, Alvarez é apontado como uma das figuras que ajudam a liderar o avanço do MMA espanhol no cenário mundial. Ele afirmou que o ritmo está crescendo para um evento do UFC em território espanhol. Uma vitória do meio-médio no sábado ajudaria a ampliar ainda mais esse impulso, enquanto aumenta o coro para que a organização finalmente volte a marcar presença na Espanha no futuro próximo.
“Muita coisa depende de sábado, do resultado de sábado”, disse. “Eu acho que estamos muito perto lá fora. É um momento importante para o UFC na Espanha. Temos eventos chegando que impactam o MMA espanhol. Eu acredito que estamos muito, muito perto de levar o UFC para a Espanha.”
Com a decisão de se ajustar a uma nova divisão que, segundo ele, deve extrair o melhor de suas apresentações, e com a possibilidade de um grande evento do UFC em sua terra natal, Alvarez enxerga um cenário promissor para “El Fenomeno”. Mesmo com a empolgação, o espanhol sabe que a tarefa começa com ele no Prudential Center neste sábado, mantendo o foco total no que precisa fazer para tentar se tornar apenas o segundo lutador a vencer Amosov.
“A gente só quer executar o plano”, afirmou. “Vamos colocar em prática nossa estratégia para tentar vencer cada minuto de cada round e sair com a vitória de volta.”
“Eu não vim para os Estados Unidos para perder. E a gente vai trazer essa vitória de volta para a Espanha no sábado.”

