Chimaev responde Strickland e garante foco total antes do UFC 328 no octógono

NEWPORT BEACH, Califórnia — Khamzat Chimaev disse que ouviu com atenção os comentários recentes de Sean Strickland e afirmou que não está preocupado com qualquer tipo de confronto. Durante um treino aberto na JAXXON Studios, nesta quinta-feira, o russo-checheno, que chega embalado com campanha perfeita no MMA e no UFC, tratou as provocações do americano como algo que não muda o foco para a luta.

Chimaev minimiza ameaças e ironiza postura de Strickland

Quando foi questionado diretamente sobre as falas de Strickland, Chimaev deixou claro que, caso o desafiante tentasse qualquer coisa, ele acredita que a situação não chegaria a esse ponto. Ele ainda citou o contexto da cidade e a presença de uma comunidade muçulmana como parte do cenário que, na visão dele, reduziria a chance de uma atitude extrema.

“Se ele quer isso, ele já estaria morto”, disse Chimaev. O lutador seguiu: “Em Nova Jersey tem uma comunidade muçulmana, isso é minha casa. Eu não acho que ele vai aparecer por lá com armas. Se fosse o caso, seria um desastre e muita gente acabaria presa, porque ele estaria morto.”

As declarações de Chimaev surgem um dia depois do treino aberto de Strickland, no qual o americano foi perguntado sobre uma possível situação de confronto antes do combate. Na ocasião, Strickland respondeu de forma enfática, mencionando ações com arma e descrevendo um cenário em que poderia haver acerto caso o encontro fosse feito “como cavalheiros”.

“O que eu vou fazer é sacar uma arma e atirar nele”, afirmou Strickland. Ele completou que, se Chimaev o procurasse de maneira respeitosa, pedisse para resolver e falasse sobre assuntos pessoais, a abordagem mudaria. Mas, segundo Strickland, se o encontro acontecesse com terceiros agressivos e sem domínio de idioma, ele disse que atiraria em “cada um” deles.

“Clowns falam demais”: resposta de Chimaev ao tom de Strickland

Na sequência, Chimaev reforçou que acredita ser tudo conversa e que Strickland teria feito os comentários como uma forma de chamar atenção. Para o campeão, o comportamento do desafiante não combina com a realidade dentro e fora do esporte.

“Palhaços sempre falam”, disse Chimaev. “Ele não vai virar um palhaço se ficar quieto… Mano, ele não atirou em galinhas em lugar nenhum. Como ele vai atirar em um humano?”

Confronto no passado: Chimaev crava que Strickland não teve sucesso

Chimaev também comentou sobre as lembranças de treinos anteriores com Strickland em Las Vegas, durante o período em que o americano esteve na Xtreme Couture. O lutador explicou que, quando esteve na categoria de meio-médio, a experiência com Strickland não foi positiva para ele — e que, desta vez, a tendência deve seguir a mesma linha.

“Ele nunca teve sucesso comigo. Não vai ser diferente dessa vez também”, afirmou Chimaev. “Naquela época eu lutava em 170. Imagina eu ter vencido ele naquele peso, ainda cortando para bater a categoria, e ainda assim ter ganhado. Agora pensa no tamanho que eu estou, na fome que eu estou. É carne boa. Eu gosto de frango americano branco.”

Luta pelo cinturão no UFC 328

Chimaev e Strickland se enfrentam pelo título dos meio-médios no dia 9 de maio, no UFC 328, no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey.

By Rafael Costa

Rafael é jornalista esportivo focado em MMA e UFC. Ele acompanha eventos nacionais e internacionais, trazendo análises detalhadas de lutas, rankings e desempenho dos atletas.