Gina Carano mira Ronda Rousey: atenção no “armbar” antes do UFC no octógono

VENICE, Califórnia — Gina Carano sabe exatamente o que precisa vigiar quando subir ao octógono diante de Ronda Rousey. A americana volta a lutar depois de um longo período sem competir e encara a ex-campeã do UFC no peso-galo como atração principal do MVP MMA 1 (Netflix), neste sábado, no Intuit Dome, em Inglewood, Califórnia.

Carano chega para o combate com cartel de 7-1 e retorna ao cage pela primeira vez desde 2009. Do outro lado, Rousey (12-2), ex-campeã do UFC no peso-bantam, terá o desafio de frear uma lutadora que volta com o objetivo de impor seu ritmo em um momento que promete ser decisivo para as duas.

O perigo conhecido: a especialidade de Ronda

Rousey construiu boa parte de sua trajetória profissional em torno da finalização por chave de braço. Ao todo, nove de suas 12 vitórias no MMA vieram com esse movimento como marca registrada, o que torna a ameaça um ponto central no planejamento de quem vai enfrentá-la.

Durante o treino aberto de quarta-feira, em um momento de confronto e conversa com a imprensa, Carano deixou claro que o foco do trabalho foi justamente neutralizar o que Rousey faz com maior eficiência. “A gente sabe do que a Ronda é boa — ela é uma verdadeira gênio nisso”, disse Carano. “Então treinamos de acordo com esse cenário, e isso é o que eu consigo te dizer. Eu também posso ser bem esperta, então é só manter isso em mente.”

Carano como azarão, mas com vantagem no striking

Apesar de entrar como grande azarão contra a judoca que conquistou medalha de bronze olímpica, Carano é vista por muitos como quem tem vantagem relevante em pé. A lutadora chegou a ficar invicta até enfrentar Cris Cyborg, luta que marcou sua primeira derrota na carreira, quando disputou o título inaugural do Strikeforce no peso-pena.

Além disso, Carano não competia desde aquele período anterior, o que adiciona um componente extra ao desafio: readaptar o corpo ao ritmo de luta e, ao mesmo tempo, executar um plano que faça sentido contra uma finalizadora de elite.

“Seria ótimo manter a luta em pé, mas eu estou preparada para qualquer coisa”, declarou Carano. “A gente treinou para tudo e, sim, vou seguir com essa mentalidade esperta.”

By Rafael Costa

Rafael é jornalista esportivo focado em MMA e UFC. Ele acompanha eventos nacionais e internacionais, trazendo análises detalhadas de lutas, rankings e desempenho dos atletas.