Raoni Barcelos sabe que a corrida contra o tempo faz parte do caminho até o cinturão. Integrante da divisão dos galos, o brasileiro (21-5 no MMA, 10-4 no UFC) encara um cenário especialmente desafiador: além das dificuldades comuns enfrentadas por quem tenta chegar ao topo, ele está a poucos dias de completar 39 anos. Para muitos lutadores, essa fase não é o “momento ideal” para buscar o auge, mas Barcelos acredita que ainda existe espaço para provar o contrário.
Em conversa recente, Barcelos explicou que a idade costuma pesar na forma como o público e até o próprio ambiente enxergam sua trajetória. Segundo ele, o incômodo existe, porém a resposta precisa vir dentro do octógono.
“É bem conhecido que por causa da minha idade isso incomoda muita gente. Mas eu acredito que a única pessoa capaz de mostrar algo diferente, de provar algo diferente, sou eu mesmo dentro da jaula. Eu preciso provar. Eu tenho de mostrar que é possível chegar lá e que eu tenho o que é necessário. Eu sei que depois de sábado as coisas vão ficar mais difíceis, eu sei disso — mas é exatamente isso que eu quero. Quero provar que dá. Só preciso da oportunidade de conseguir chegar”, disse Barcelos.
Antecedentes
Barcelos volta a lutar neste sábado, no card principal do UFC Fight Night 274 (Paramount+), evento que acontece no Meta APEX, em Las Vegas. O adversário será Montel Jackson, nome ranqueado e apontado como forte concorrente na categoria (15-3 no MMA, 9-3 no UFC).
Apesar de ainda não ter entrado no Top 15 dos galos do Ultimate, Barcelos vê o combate como uma oportunidade concreta para mudar esse cenário já na próxima atualização do ranking.
“Eu acho que agora é a hora de entrar para o ranking. Não é que eu esteja sendo subestimado; é que eu preciso provar não só para as pessoas, mas também para a organização. E, mais importante, para mim mesmo. Porque eu posso estar lutando contra os melhores — e é isso que venho demonstrando nessas lutas. Eu sinto que estou construindo meu caminho e, depois de sábado, começa a minha jornada rumo ao título”, declarou.
O pós-luta
Com histórico recente em crescimento, Barcelos enxerga uma sequência capaz de impulsioná-lo rapidamente na classificação. Ele chega ao compromisso com campanha de 4-0 em seu momento no esporte e, se vencer novamente neste sábado e o planejamento do camp permitir, acredita que pode se aproximar ainda mais do objetivo ao longo de 2026.
Na visão do lutador, a meta é garantir pelo menos mais dois compromissos depois deste evento, chegando a um total de três lutas no ano — número que, na sua estratégia, pode acelerar a escalada no ranking.
“Eu quero tentar fazer três lutas no ano e, com o tempo, subir no ranking, buscando as melhores posições possíveis, para eu terminar 2026 lá no topo. Quero fechar o ano com muitas vitórias e estar o mais bem ranqueado possível”, finalizou Barcelos.

