Rountree diz que não reconheceu Chimaev e lamenta perda de cinturão no UFC 328

Khalil Rountree admitiu que não reconheceu o desempenho de Khamzat Chimaev no duelo que colocou o russo no centro do octógono no UFC 328. O ex-desafiante, que atuou na categoria dos médios, acabou derrotado no evento principal realizado no Prudential Center, em Newark (EUA), e perdeu o cinturão da divisão para Sean Strickland.

Antecedentes

No main event do último sábado, Khamzat Chimaev chegou ao combate com cartel 15-1 no MMA e 9-1 no UFC. Já Sean Strickland entrou em ação com números de 31-7 no MMA e 18-7 pela companhia, buscando consolidar sua posição entre os melhores médios do momento.

A luta

  1. Round 1: Chimaev foi capaz de levar Strickland ao chão e manter o controle, conseguindo ditar o ritmo do início do combate.

  2. Round 2: a atuação do desafiante mudou de tom. Ele passou a apresentar uma queda perceptível de intensidade, a ponto de até fechar a guarda em alguns momentos, sugerindo desgaste e dificuldades para sustentar a pressão.

  3. Round 3: Chimaev voltou com força, buscando um “segundo fôlego” e voltando a competir em um nível mais alto na metade final da luta.

  4. Rounds 4 e 5: apesar da recuperação no terceiro assalto, a definição do confronto ficou para o desfecho do combate. As duas últimas parciais foram determinantes para o resultado final.

Ao término dos cinco rounds, Chimaev acabou superado por decisão dividida (split decision) por Sean Strickland, que ficou com o cinturão. As planilhas estavam empatadas antes do Round 5, e foi justamente o último assalto que levou dois dos três juízes a marcarem a vitória para Strickland.

O pós-luta

Um dos nomes mais próximos do contexto do camp foi justamente Khalil Rountree, que atuou como parceiro de treino de Chimaev. Para ele, o que aconteceu no octógono foi difícil de compreender.

Em entrevista no JAXXON Podcast, Rountree disse que o combate foi “muito difícil de assistir” por não ver o mesmo lutador que ele conhece. Ele afirmou que foi complicado acompanhar e analisar rodada a rodada por estar em choque com a diferença de desempenho, questionando o que teria ocorrido com Chimaev, destacando que o primeiro round foi bom, enquanto o segundo teria representado uma grande virada.

Rountree também comentou sua leitura do confronto: segundo ele, no Round 3, após o assalto terminar, ele chegou a considerar que a parcial teria sido de Chimaev, admitindo que poderia estar “parcial” por estar ligado ao grupo. No Round 4, ele descreveu a sensação de que Chimaev estaria vencendo a luta “por três” indo para o quinto, mas afirmou que, no final, acabou “se perdendo” na contagem do que viu. Ainda assim, concluiu que, em sua opinião, Chimaev teria feito o suficiente para vencer, citando os assaltos que, para ele, ficaram com o desafiante: Rounds 1, 3 e 4. Sobre o último, ele disse não ter lembrança clara do que ocorreu no tempo final.

Por fim, Rountree projetou que, caso houvesse uma revanche, o cenário poderia ser completamente diferente do que foi visto em Newark. Ele apontou que a luta teve um comportamento que destoou do padrão esperado e que, por isso, a perspectiva para uma repetição do confronto seria outra.

By Rafael Costa

Rafael é jornalista esportivo focado em MMA e UFC. Ele acompanha eventos nacionais e internacionais, trazendo análises detalhadas de lutas, rankings e desempenho dos atletas.