O lutador Themba Gorimbo decidiu encerrar a carreira no MMA. Na noite de quinta-feira, ele anunciou a aposentadoria por meio de uma publicação em seu perfil no Instagram.
Gorimbo se despede após nova derrota no UFC Fight Night 275
O anúncio acontece poucos dias depois de Gorimbo sofrer a sétima derrota de sua carreira, em luta realizada anteriormente no mês, no UFC Fight Night 275, em Perth, na Austrália. Na ocasião, ele acabou derrotado por decisão dividida diante de Jonathan Micallef, em um resultado que pesou para a decisão de deixar os ringues.
“Obrigado ao UFC e a todo mundo. Eu me coloquei em uma missão para tentar ser alguém e fazer acontecer, mas não deu certo. Dei tudo o que eu tinha dentro do esporte e agora vou embora do MMA”, escreveu Gorimbo. Ele seguiu: “Meu sonho era me tornar campeão do UFC. Se eu não consigo alcançar isso, eu vou sair do esporte. Não é fácil, mas eu tentei. Talvez eu volte em algum momento atuando como treinador ou gestor, mas por enquanto vou focar na minha família. Obrigado a todos que conheci nessa caminhada e a quem ajudou nesse processo. Eu estou oficialmente aposentado do MMA como atleta”.
Possível saída do contrato e escolha pela aposentadoria
No texto, Gorimbo também deixou entender que poderia estar perto de uma liberação do UFC após esse novo revés — o que, segundo a mensagem, teria motivado a decisão de encerrar a trajetória como atleta. Ainda assim, ele não detalhou de forma objetiva se seu vínculo com a organização já terminou ou se existia contrato em aberto.
Trajetória no UFC e sequência que chamou atenção
Gorimbo atua profissionalmente desde 2013 e chegou ao UFC em 2023, permanecendo na organização até 2026. Na estreia, ele foi finalizado, mas conseguiu reagir em seguida com quatro vitórias seguidas, incluindo dois triunfos por nocaute técnico (TKO). Esse período ajudou a colocar o nome do zimbabuense em evidência na divisão de pesos meio-médios.
O cenário, porém, mudou nas lutas mais recentes: Gorimbo perdeu seus três últimos compromissos antes da derrota que antecedeu o anúncio de aposentadoria. Com esse conjunto de resultados, ele optou por encerrar de vez a carreira dentro do octógono.
Histórias fora do octógono e impacto em sua história
Além do trabalho dentro do cage, Gorimbo também ficou conhecido por episódios marcantes na mídia. Um dos mais comentados foi a casa que ele recebeu de Dwayne “The Rock” Johnson, que demonstrou empatia após os comentários do lutador sobre sua situação financeira depois de sua primeira vitória no UFC. Na ocasião, ele relatou que estava sem dinheiro e que tinha apenas US$ 7 na conta bancária, e “The Rock” decidiu surpreendê-lo durante uma visita ao treino.
A surpresa aconteceu no MMA Masters, em Miami, e o momento foi registrado e divulgado em um vídeo que ganhou grande repercussão. Gorimbo também entrou para a história do UFC por ser o primeiro zimbabuense a vencer uma luta na organização.

