UFC anuncia desligamento de quatro lutadores, incluindo Daniel Marcos

O UFC encerrou a relação com quatro lutadores, incluindo um peso-galo que chegou ao cartel profissional de 18 vitórias e apenas 1 derrota. As saídas foram confirmadas nesta sexta-feira, após movimentações em páginas de acompanhamento de elenco e após a aparição do nome de Daniel Marcos em um rastreador de roster.

Daniel Marcos deixa o UFC após ciclo final de contrato

O peruano Daniel Marcos fechou sua passagem pela organização com campanha de 5 vitórias e 1 derrota, além de 1 resultado sem contest em sete apresentações no octógono. A última luta aconteceu em novembro, quando ele derrotou Felipe Lima por decisão unânime. Esse combate marcou o fim do contrato do atleta com a companhia, e o UFC não renovou o vínculo.

Durante o período no UFC, Marcos também venceu Adrian Yanez, John Castaneda, Davey Grant e Saimon Oliveira. Entre esses adversários, os três primeiros ainda constam no elenco da promoção. A única derrota registrada na organização foi em maio de 2025, quando ele perdeu para Montel Jackson.

Quem também saiu do roster: Vannata, Morales e Mullarkey

Além de Daniel Marcos, a confirmação de desligamento também alcançou Lando Vannata, Vince Morales e Jamie Mullarkey. A informação foi divulgada após Marcos entrar em um rastreador de elenco, que, ao mesmo tempo, apontou que esses três lutadores não fazem mais parte do quadro da organização.

Lando Vannata

Lando Vannata encerra a passagem pelo UFC como o mais antigo entre os quatro. O atleta fechava com cartel de 12-8-2 no MMA e 4-8-2 no UFC. Ele estreou na organização em julho de 2016 e quase protagonizou uma das maiores surpresas da história ao encarar, na época, o desafiante de alto nível Tony Ferguson.

Ao longo da década seguinte, Vannata enfrentou uma lista de nomes relevantes do peso-leve. Depois de passar quase três anos sem lutar, ele retornou em abril e foi derrotado por nocaute técnico (TKO) por Darrius Flowers.

Vince Morales

Vince Morales deixa a companhia pela segunda vez. No cartel geral, ele tinha 16-11 no MMA e 3-9 no UFC. Conhecido por ser uma pedreira para qualquer rival, Morales terminou o primeiro período com desempenho de 3-5, estendendo-se de novembro de 2018 até novembro de 2022. Em seguida, após emplacar uma sequência de 5 vitórias em eventos regionais, ele voltou a assinar com a promoção em 2024.

Mesmo com o retorno, a sequência de resultados negativos veio depois: derrotas para Taylor Lapilus, Elijah Smith, Raul Rosas Jr. e Colby Thicknesse. Com esse cenário, a empresa optou por encerrar a relação com o lutador.

Jamie Mullarkey

Jamie Mullarkey também não segue no UFC. Ele apresentava cartel de 18-9 no MMA e 6-7 no UFC. Nos últimos anos, o australiano virou presença constante nos cards do país no circuito da organização.

Entre suas vitórias mais marcantes na promoção, estão os triunfos sobre Michael Johnson, Francisco Prado e John Makdessi. A saída ocorre após ele perder três das últimas quatro lutas disputadas na companhia.

Estabilidade do roster e impactos imediatos

  • O UFC se separou de quatro lutadores: Daniel Marcos, Lando Vannata, Vince Morales e Jamie Mullarkey.
  • Marcos encerrou o contrato após a vitória por decisão unânime sobre Felipe Lima em novembro.
  • Vannata foi o mais antigo do grupo, com estreia em julho de 2016, e perdeu no retorno em abril para Darrius Flowers por TKO.
  • Morales sai pela segunda vez, após uma fase com derrotas para Taylor Lapilus, Elijah Smith, Raul Rosas Jr. e Colby Thicknesse.
  • Mullarkey deixa o UFC depois de perder três das últimas quatro lutas.

By Rafael Costa

Rafael é jornalista esportivo focado em MMA e UFC. Ele acompanha eventos nacionais e internacionais, trazendo análises detalhadas de lutas, rankings e desempenho dos atletas.