Paulo Costa não acredita que vai voltar a compartilhar o octógono com Khamzat Chimaev. Os dois médios são protagonistas de uma rivalidade que já dura alguns anos, com provocações frequentes nas redes sociais, mas sem que uma luta entre eles tenha sido marcada até aqui.
Enquanto Chimaev construiu uma sequência de resultados invictos e acabou chegando ao topo do peso-médio, Paulo Costa viveu um período de oscilação e só recentemente retomou o caminho das vitórias. O brasileiro emplacou duas lutas seguidas derrotando Azamat Murzakanov e Roman Kopylov.
Com Chimaev tendo perdido o cinturão do peso-médio para Sean Strickland no UFC 328, existe a possibilidade de o momento finalmente abrir espaço para um acerto entre os rivais. Ainda assim, Costa não espera que Chimaev volte tão cedo após a derrota que não foi a esperada.
Em vídeo publicado no Instagram, Paulo Costa foi direto ao ponto sobre o cenário: “Eu sei que muitos de vocês querem ver eu enfrentando ‘Gourmet Chenchen Chimaev’, também conhecido como ‘Gourmet Chen Chen’, a próxima luta. Mas eu não acho que isso vá acontecer. Por quê? Porque ele está quebrado. Eu acho que acabou. Eu não penso que ele vai voltar. E mesmo que ele consiga se reerguer e retornar, isso não vai ser neste ano. Então vamos seguir. Não vai ser neste ano. Vamos em frente, porque eu tenho uma lista de lutas. Eu tenho grandes lutas, grandes confrontos para fazer”.
Na sequência, o lutador ampliou as possibilidades de categoria e datas para o retorno aos combates: “Eu quero lutar o quanto antes. Acho que agosto é uma data incrível, até julho. Então vamos seguir. Eu posso lutar no peso-médio, no meio-pesado, e até no pesado, ok. A gente tem uma ótima estrutura e vamos”.
A cautela de Costa faz sentido dentro do histórico recente de Chimaev. Quando o atleta estreou no UFC, em 2020, ele estabeleceu um recorde da organização para a maior rapidez entre vitórias nas duas primeiras apresentações e ainda fechou uma fase de afirmação com um nocaute de 17 segundos sobre Gerald Meerschaert.
Porém, para frustração de parte do público que acompanha o campeão, Chimaev passou a competir de forma mais espaçada. No total, foram apenas sete lutas registradas ao longo de seis anos, com participação apenas uma vez em 2023, 2024 e 2025 — e, até o momento, também só uma apresentação em 2026.
Entre os fatores citados para explicar a irregularidade no calendário está um quadro severo de COVID-19 em 2021. Após a doença, Chimaev teria lidado com complicações prolongadas de saúde, o que ajuda a entender a demora para retornar. Além disso, ele também enfrentou dificuldades relacionadas a questões de visto e ao processo de corte de peso.
Enquanto Chimaev não for um nome mais confiável para subir ao octógono com frequência, Paulo Costa sinaliza que pretende seguir sem esperar. O foco do brasileiro, neste momento, passa por uma disputa de cinturão contra Sean Strickland, por um confronto de rivalidade contra o invicto no peso-pesado Josh Hokit, ou ainda por um duelo contra o rei do BKFC, Mike Perry.
“Eu fico animado para rever vocês o quanto antes, então parem de falar de ‘Gourmet Chen Chen’, tudo bem?”, afirmou Costa. “Vocês sabem que eu queria fazer essa luta antes dele perder, mas força mental não é uma das qualidades dele. Então ele tem muito trabalho para resolver antes de voltar. É isso: vamos virar a página e seguir em frente”.
Ao finalizar, o brasileiro reforçou três opções de combate que gostaria de oferecer ao público: “Eu traria três nomes para vocês: Hokit, no pesado. Strickland, no meio-médio. E Mike Perry”.
O vídeo com os comentários de Paulo Costa foi publicado no Instagram.

