Holly Holm perde de novo para Stephanie Han e mantém protesto após decisão

Holly Holm voltou a ficar aquém diante de Stephanie Han e, mais uma vez, o desfecho veio acompanhado de controvérsia. Desta vez, a lutadora invicta manteve o cinturão linear WBA dos pesos-leves ao derrotar a ex-campeã do UFC no peso-galo em decisão majoritária, no evento principal de uma noite de boxe promovida pela Most Valuable Promotions, realizada em El Paso, no estado do Texas.

Antecedentes

O confronto marcou a segunda disputa de título entre Holm e Han em pouco tempo. O primeiro encontro valendo a mesma correia aconteceu no mês de janeiro e terminou antes do previsto: um choque acidental de cabeças abriu um corte na testa de Han, e o combate foi interrompido no sétimo assalto.

Naquele primeiro duelo, Han estava à frente nas tabelas no momento da paralisação e acabou declarada vencedora por decisão técnica, com placares de 69-65, 69-64 e 68-65. Com isso, Holm teria de nocautear para conseguir uma virada completa em relação ao que estava acontecendo nas pontuações.

Logo após o encerramento precoce em janeiro, a revanche foi rapidamente confirmada para a noite de sábado.

A luta

Na revanche, apesar de os juízes terem deixado a distância entre as pontuações bem menor, Han saiu com a defesa do título e a sequência de vitórias intacta. No fim, ela venceu por decisão majoritária com dois cartões iguais: 96-94 em favor de Han. O terceiro avaliador enxergou a luta como empate, marcando 95-95.

  1. Stephanie Han levou vantagem suficiente para garantir a defesa do cinturão WBA dos pesos-leves, fechando a noite com vitória por decisão majoritária.
  2. Dois juízes registraram pontuações de 96-94 para Han; um deles viu igualdade, com 95-95.
  3. Imediatamente após a luta, Holly Holm protestou o resultado durante a entrevista em seguida ao combate.

O pós-luta

Holm deixou claro que, na visão dela, o resultado não refletiu o que ocorreu no ringue. A ex-desafiante do UFC afirmou: “Honestamente, eu sinto que eu ganhei essa luta. Sempre há coisas que eu quero melhorar, mesmo numa vitória, porque a gente sempre busca perfeição. Eu realmente acredito que essa luta foi minha, e isso não é desrespeito à Han de forma nenhuma. Eu tenho muito respeito por ela; não tem nada a ver com isso. Eu só sinto que foi uma luta que eu deveria ter levado”.

A contenda também ganhou apoio nas redes sociais. Cris Cyborg, antiga rival de Holm no cenário do UFC, publicou: “Boxe faz o que o boxe faz… [Holm] venceu essa luta”.

Com o resultado, Stephanie Han ampliou a marca de invencibilidade e manteve o cinturão WBA dos pesos-leves, repetindo o desfecho da rivalidade com um placar apertado — e com Holm novamente sem concordar com a decisão.

By Rafael Costa

Rafael é jornalista esportivo focado em MMA e UFC. Ele acompanha eventos nacionais e internacionais, trazendo análises detalhadas de lutas, rankings e desempenho dos atletas.