Pitbull revela perda de visão e múltiplas fraturas após lutar no UFC 327

Patrício “Pitbull” acabou derrotado em um duelo muito aguardado na categoria dos penas contra Aaron Pico no UFC 327. Após o combate, exames médicos realizados na sequência apontaram múltiplas fraturas na região do rosto, o que deve exigir cuidados ao brasileiro. Na quarta-feira, o ex-campeão do Bellator em duas divisões detalhou nas redes sociais as lesões sofridas ainda no início da luta e explicou como a condição afetou diretamente seu desempenho contra o adversário.

Lesões foram decisivas desde o primeiro round

Em sua publicação, o veterano brasileiro afirmou que fraturou o osso orbital direito e também fraturou o lado direito do nariz no primeiro round. Segundo ele, o problema apareceu após receber um golpe limpo bem na região dos olhos, justamente quando buscava impor seu plano de jogo.

“Parabéns ao meu adversário, ele estava bem treinado e muito rápido”, disse Patrício. “Algumas pessoas da mídia falaram que eu estava indo bem no primeiro round pelo que eu fiz, mas o desempenho caiu de forma brusca do primeiro para o segundo. No fim das contas, eu recebi um golpe limpo bem no olho, com meu olho aberto. Foi uma sequência de um jab e um cruzado de direita, e isso terminou fraturando meu osso orbital aqui e, do mesmo lado, o meu nariz.”

Patrício completou que a consequência foi imediata para a visão logo na segunda parcial, o que mudou a estratégia. “Isso comprometeu minha visão bem no começo do segundo round, então tudo o que eu conseguia fazer era me proteger dos golpes que estavam vindo. Claro que eu também tentei atacar, mas com muito pouco sucesso. Eu fui atingido por uma sequência de golpes ao longo de todo o segundo round. E quem viu a luta pôde perceber que esse ‘velho’ ainda tem um pouco de troco, que eu aguento algumas pancadas. Infelizmente, foi tudo o que eu consegui, dadas as condições em que eu estava.”

Exames pós-luta e possibilidade de cirurgia

De acordo com informações compartilhadas pelo time do atleta na quarta-feira, Patrício deve realizar exames adicionais em “duas ou três semanas” para definir se será necessário passar por cirurgia. Por ora, a tendência é que ele evite esse procedimento.

Ele elogia Pico e diz que não é desculpa

Mesmo saindo derrotado, Patrício garantiu que fez questão de cumprimentar Aaron Pico pela vitória. Além disso, o lutador reforçou que revelar o que aconteceu com a visão durante o combate não tem a intenção de “arrumar desculpa” para o resultado.

“O fato de eu ter perdido a visão durante a luta foi totalmente por conta do que meu adversário fez, porque isso veio de um golpe”, afirmou. “Então parabéns, Aaron Pico, mas eu vou voltar logo.”

Recorte na carreira recente no UFC e o foco no retorno

Com a derrota, Patrício chega ao cartel de 1-2 desde que entrou para o UFC. Antes da luta contra Pico, ele havia vencido Dan Ige, e sofreu derrotas para Yair Rodriguez e Aaron Pico. Apesar do momento complicado, o brasileiro disse sentir o coração “quebrado”, mas afirmou que não vai abandonar o objetivo de conquistar um cinturão na organização.

“Eu sei o que ainda consigo fazer nessa categoria”, declarou Patrício. “Mas também sei que, depois de dar alguns passos para trás, eu preciso seguir por um caminho mais longo. E eu não vou falar do cinturão por enquanto. Eu preciso lutar mais algumas vezes e voltar para essa posição. Eu estou pronto. Meu coração está quebrado. Ninguém gosta de perder, muito menos eu. Foi uma luta que eu sentia muita confiança. Eu tinha certeza de que ia ganhar. Mas é assim no esporte: você sempre corre o risco de ser derrotado. Não é diferente para mim.”

  • Evento: UFC 327
  • Luta: Patrício “Pitbull” (penas) vs. Aaron Pico
  • Resultado: derrota do brasileiro
  • Lesões relatadas: fratura do osso orbital direito e fratura do lado direito do nariz no primeiro round
  • Efeito durante o combate: visão comprometida logo no começo do segundo round
  • Próximos passos: exames adicionais em “duas ou três semanas” para avaliar necessidade de cirurgia
  • Status no UFC: 1-2 na organização (vitória sobre Dan Ige; derrotas para Yair Rodriguez e Aaron Pico)

By Rafael Costa

Rafael é jornalista esportivo focado em MMA e UFC. Ele acompanha eventos nacionais e internacionais, trazendo análises detalhadas de lutas, rankings e desempenho dos atletas.